terça-feira, 15 de abril de 2014

Tema III: A implantação da Classificação de Risco

A terceira capacitação do Projeto de Extensão Engenheirando a Participação Social- EPaS, na cidade de Alexandria-RN, aconteceu entre os dias  11 e 12 de abril, tendo como tema “A implantação da classificação de risco”. Esse tema é de extrema importância visto que de acordo com a lei  de nº 2048 do Ministério da Saúde todas as redes hospitalares
 devem por obrigatoriedade implantar a classificação de risco, sendo então necessária a capacitação de todos os profissionais que compõe a unidade, para o conhecimento desta mudança e sua devida implantação.


Tendo grande participação, estiveram presentes profissionais do Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, do Hospital Joaquina Queiroz e das Unidades básicas de saúde do município de Alexandria. Inicialmente o Grupo composto pelas discentes, Luana Henrique, Joice Soares, Ryane Thalita, Luciana Adriano e a docente Fábia Barbosa, realizaram uma visita setorial nos dois hospitais, a fim de apresentar o tema que seria abordado na parte da tarde, convidando os profissionais a participarem da capacitação, relatando a sua importância e motivando-os a se fazerem presentes.
Logo mais na parte da tarde, os palestrantes juntamente da preceptora expuseram o tema de uma forma simples, dinâmica e participativa, buscando sempre praticar o assunto abordado com os presentes, visto que, a classificação de risco deverá ser implantada logo mais nos hospitais. Inicialmente o grupo começou com a apresentação em slides e logo depois com discussões de casos clínicos onde os profissionais deveriam classificar de acordo com os casos clínicos em questão, incentivando assim a participação e a prática de todos.
No sábado pela manhã, foi realizado a finalização e o feedback do tema, os profissionais aplicaram de fato tudo que foi aprendido, utilizando a classificação de risco no pronto socorro do hospital, colocando assim em pratica tudo que foi repassado na capacitação. O  trabalho foi  gratificante tanto para os discentes como pra os profissionais ali presentes, pois conseguimos de maneira clara e objetiva repassar todo o conteúdo deixando-os assim capazes e capacitados para estarem realizando a classificação de risco. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About